Um dos motivos pelo qual as pessoas não têm os resultados que elas querem é a escolha dos exercícios.
Vejo muitas pessoas na academia gastando seu tempo e sua energia em exercícios que trarão poucos resultados enquanto poderiam estar usando menos tempo em exercícios que tratariam mais resultados e em muitas outras áreas (não apenas ganho de força e hipertrofia em diversos grupos musculares simultaneamente, mas também propriocepção, equilíbrio, novas habilidades).
E como escolher um exercício?
A escolha de um exercício deve levar em conta:
🏆 Objetivos
🍕 Gosto pessoal
🏋️♂️ Anatomia
🤕 Lesões atuais e anteriores
E também importante, mas pouco discutido, deve se levar em consideração nossos recursos escassos:
⏳ Tempo disponível
🔋 Energia para treinar
Sabendo que não temos nem tempo nem energia para ficarmos o dia todo na academia e fazer todos os exercícios disponíveis ao nosso alcance, devemos dar prioridade aos exercícios que tragam o maior retorno para nosso investimento.
E quais são esses exercícios?
✅ São exercícios que envolvem múltiplas articulações, recrutam grande massa muscular e têm amplo potencial para sobrecarga progressiva.
✅ São os exercícios “básicos”. São eles: o agachamento, o levantamento terra, o supino, o desenvolvimento, a flexão de braços, a tração na barra fixa, as remadas, e todas as suas variações.
✅ Exercícios de isolamento têm seu lugar em um programa de treinamento, mas não devem ser priorizados em relação aos exercícios básicos.
Então, antes de fazer a próxima série de cadeira extensora, se pergunte: “Será que já dediquei energia suficiente ao agachamento para que esse exercício realmente seja a cereja em cima do bolo?”
Post by Dr. Lucas Serur, Médico do Esporte na Clínica Você Bem @drlucasserur
Gostaria de informações sobre a consulta com o Dr. Lucas Serur ?
Entre em contato conosco e tire suas dúvidas 😉