A saúde do casal está diretamente relacionada com a fertilidade e com o sucesso da gestação. A Nutrição adequada é extremamente importante para o casal que planeja ter filhos podendo influenciar nos processos metabólicos e hormonais evolvidos com a fecundação e gestação.
Quando nos referimos aos casais que enfrentam problemas para engravidar, os fatores relacionados à infertilidade podem estar presentes tanto no sexo masculino quanto no feminino. As complicações masculinas correspondem a 60% dos casos e infertilidade de casais e está relacionada principalmente a disfunção nas etapas de espermatogênese que, por sua vez,
podem ter origem genética ou ter relação com desequilíbrios hormonais e/ou nutricionais, estresse psicológico e presença de xenobióticos (compostos químicos estranhos ao organismo de origem ambiental ou alimentar). Já as complicações femininas podem estar associadas a idade, estresse oxidativo ovariano ou alterações no ciclo hormonal menstrual que, por sua vez, também podem ter origem genética ou relação com desequilíbrios hormonais e/ou nutricionais.
Nesse contexto, o estado nutricional do casal quanto aos níveis de adiposidade, presença de vitaminas e minerais essenciais para espermatogênese e ovulação adequados precisa ser revisado. A mudança de estilo de vida com atenção para um padrão alimentar saudável e a prática regular de exercícios aumenta as chances de sucesso na fecundação e gestação.
Cecília Lume – Nutricionista @nutricecilialume