
É POSSÍVEL PREVENIR DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES?
A resposta é: SIM e NÃO.
Quando falamos em medidas preventivas de depressão, é impossível suprimir totalmente o risco de desenvolvimento da doença.
Porem, estamos progressivamente descobrindo os fatores de risco da depressão, podendo então passar a atuar de uma forma mais assertiva para minimizar a sua chance de desenvolvimento ao longo da vida.
Este estudo acompanhou 4257 jovens, dos 12 aos 18 anos. Diferentemente da maior parte dos estudos, que utiliza medidas de auto-relato de atividades físicas (como próprias pessoas relatando o quanto faziam de atividade), este estudo avaliado medidas objetivas, captadas por actigrafia. Estes aparelhos têm aceleradores e medidas de forma fidedigna a quantidade e intensidade de atividade física realizada.
Os pesquisadores demonstraram que, quando um aumento do comportamento sedentário na adolescência, isso se reflete em um aumento no risco de depressão de 8 a 11% aos 18 anos de idade.
Portanto, ficou bastante claro que a atividade física regular, mesmo que em intensidade leve, ajuda a minimizar o risco futuro de depressão. Isso se chama prevenção.
Mesmo na quarentena, estimem seus filhos a realizarem atividades físicas, independente da intensidade. Além de ser importante para a saúde física, é fundamental também para a saúde mental.
Post by Dr. Rodrigo Machado @dr.rodrigopsiquiatra
Gostaria de mais informações sobre a consulta com o Dr. Rodrigo (Psiquiatra) ? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas 😉