A gestação é um período de grande desafio nutricional e caracterizada por ser uma fase susceptível às variações do ambiente externo, dentre elas a alimentação.
A importância da Nutrição começa antes da gestação quando os organismos feminino e masculino precisam se preparar bioquimicamente para modular as disfunções hormonais e nutrir as células germinativas para o sucesso da fecundação.
A mulher possui necessidades nutricionais específicas em cada período da gestação, portanto a alimentação precisa ser ajustada para garantir uma gravidez saudável. A má nutrição pode trazer consequências graves para a saúde (da mãe e do bebê), sendo essencial a adequação da alimentação.
Quando nos referimos à criança existe um período crítico que corresponde aos primeiros 1000 dias, compreendendo desde o início da gestação até os 2 anos de vida, também conhecido como a “janela de oportunidades”. Nesse período, a alimentação é decisiva e pode ser uma oportunidade única para assegurar um futuro mais saudável e próspero evitando o aparecimento de doenças ao longo da vida. A infância exige alta demanda nutricional para o crescimento e a alimentação adequada possui extrema importância para garantir o desenvolvimento saudável.
O atendimento nutricional materno infantil considera o indivíduo como um ser inteiro em seus aspectos fisiológicos, emocionais e sociais se adaptando da melhor maneira para adequar a nutrição em cada caso.