fbpx

A vitamina D é produzida pelo corpo humano a partir da exposição à luz solar. Ela pode também ser obtida através do consumo de alimentos de origem animal como óleo de fígado de peixe, peixes ricos em gordura (como o salmão, sardinha e atum) e gemas de ovos ou através do consumo de alimentos fortificados como leites e cereais matinais (mais comuns nos EUA). A vitamina D tem muitas funções no organismo, dentre elas a mais conhecida: manter os ossos fortes e o equilíbrio do cálcio no organismo.

Além de sua função no metabolismo ósseo, a vitamina D tem importante papel na função imunológica, diferenciação das células e redução de inflamação. Sua deficiência é comum durante a gravidez sendo associada com risco de nascimento prematuro, raquitismo congênito e fraturas, alterações no desenvolvimento cerebral fetal e complicações metabólicas maternas.

Durante a gestação ocorrem mudanças no metabolismo do cálcio e vitamina D para garantir as necessidades da mineralização óssea do bebê e o feto depende da mãe para adquirir vitamina, a qual atravessa facilmente a placenta humana.

Sua adequação se faz importante até mesmo antes da gestação, para garantir o sucesso da fecundação. A necessidade de consumo e possível suplementação varia de acordo com o estado nutricional materno e deve ser avaliado por um profissional nutricionista.

Cecília Lume – Nutricionista Infantil @nutricecilialume

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisa de ajuda?
Powered by