Post by @psiquiatra.paolaferrer

❌ “Notei uma melhora dos sintomas, vou parar de tomar a medicação receitada pelo meu psiquiatra, pois já estou me sentindo bem!” ❌

🚫 Esse é um erro muito frequente, pois muitos pacientes não concluem o tratamento, acreditando que a melhora momentânea dos sintomas da sua doença psiquiátrica indica que seu tratamento está concluído.

👉🏻 Ao iniciar um tratamento, o paciente passa por duas fases: a fase aguda e a fase de manutenção. Não abandonar o tratamento nestas fases é de extrema importância. ✅

👉🏻Na fase aguda do tratamento, o objetivo é estabilizar o quadro, visando a remissão completa dos sintomas.

👉🏻 Já na fase de manutenção o objetivo do tratamento é a prevenção de recaída ou recorrência de novos episódios.

🚨 Portanto, mesmo após a remissão dos sintomas, respeitamos a fase de manutenção, e a medicação deve continuar. E deverá ser tomada pelo período que o seu psiquiatra julgar necessário, de acordo com o seu diagnóstico.❗

🚨 Fazer o tratamento completo diminuirá a chance de ter novos episódios ao longo da vida. Uma vez que for concluído o tratamento, o seu psiquiatra irá orientá-lo como retirar a medicação, de forma lenta e gradual.

✨ Como sempre gosto de ressaltar, o tratamento psiquiátrico é um processo, e devemos respeitá-lo. Priorize seu bem-estar e não deixe o ciclo do seu tratamento incompleto, siga as orientações do seu psiquiatra, ele fará o possível para o sucesso do seu tratamento! ✨🌻

Gostaria de informações sobre a consulta com a Dra. Paola Ferrer ? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas 😉